domingo, janeiro 15, 2006

Escutar e ouvir são as mesmas coisas?

Escutar não é ouvir.

Ouvir todo mundo ouve o que é dito no campo do significado estrito das palavras. Bola é bola, coca é coca, mulher é mulher.

Escutar é bem diferente e requer treino, auto conhecimento e conhecimento do outro. Escutar é do campo da significação das coisas para cada um, diferente para cada um sempre.

Ouvir é do campo dos sentidos e Escutar é do campo do Inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A Escuta é muitas vezes silenciosa, escuta-se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a actuação.

Escutar continua a ser muito difícil para a grande maioria das pessoas…

O silêncio, por vezes, é a melhor forma de podermos escutar…

5 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa não ter sabido escutar.
Quando o fizer, será em silêncio. :S

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

Eu é que peço desculpa se dei a entender alguma coisa que não devia… O que escrevi nada tem a ver com quem me visita.

Por tanto, não tens que pedir desculpas :D

Em relação ao teu comentário e, pelo que tenho visto em outros blogs, parece-me que sabes ouvir e escutar muito bem ;)

Anónimo disse...

Aqui está mais uma prova de que, geralmente, nos enganamos quando pensamos pela cabaça dos outros.

Vou, então, explicar...
Cada vez que visitava o teu blog, fazia-o através dos teus comentários noutros blogs, porque não dispunha do teu endereço (agora já tenho ;)). Entro numa página que trás o teu blog (Simplesmente Eu!), ou por outra, trazia. E pensei "porque será que apagou o blog daqui?".
No computador de trabalho (meu e da Joana), tirei o teu endereço. Entrei e vi este post. Mais me induziu em erro de raciocínio: "uma forma delicada de nos dizer que quer estar sossegado.....lido (ouvido), mas não comentado (silêncio)".
Foi só isto.

Agora tu é que não tens de pedir desculpas, porque o blog é Teu. ;)
Nele escreves o que quiseres, da forma que quiseres e sem teres de te preocupar com o que os outros vão entender. :)
Passate a tua mensagem, quem entendeu.....entendeu, quem não entendeu.....temos pena. :(

ESCUTAR, requer sensibilidade e alguma disponibilidade.
Sejamos mais disponíveis uns para os outros. :D

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

;)

Anónimo disse...

Saber escutar é um grande dom que, infelizmente poucos têm.

Tal como tu dizes, é muito díficil para a grande maioria das pessoas, escutar, porque essas mesmas pessoas estão tão preocupadas com elas e com os seus próprios problemas que não têm tempo para escutar...ouvem apenas!