terça-feira, dezembro 20, 2005

Sarcasmo

Já não me lembro em que blog (daqueles que costumo ler;)) foi que li esta palavra, mas nesta época natalícia é uma palavra muito na moda…

Como parece que existe pessoas que ainda não sabem o que quer dizer, aqui fica uma breve definição:

Sarcasmo é talvez uma das mais interessantes capacidades cognitivas do cérebro humano. Para além da compreensão literal de uma mensagem, exige-se a detecção dos exageros e distorções lógicas/ linguísticas necessárias à sua compreensão.

O sarcasmo é geralmente acompanhado por um conjunto de expressões faciais ou construções linguísticas que ajudam a clarificar o verdadeiro sentido do que foi dito. No entanto tais pistas nem sempre estão presentes, e neste caso uma sequência complexa de capacidades cognitivas é necessária para a sua detecção.

A compreensão do sarcasmo exige uma correcta percepção do estado mental/ intenção do emissor. Isto ajuda a distinguir um “erro” de um “sarcasmo”, e ajuda também a identificar se aquilo que o emissor diz é consistente com o que se espera que ele diga. Não é portanto de surpreender que ironia e sarcasmo sejam talvez uma das últimas capacidades cognitivas que as crianças desenvolvem.

Sem comentários: