terça-feira, novembro 07, 2006

Ingratidão

Imagem de biskuitoreo

A ingratidão é um gesto que pode ferir as pessoas que foram sacrificadas profundamente por nós: para os pais, irmãos ou amigos. Qualquer tipo de maldade é o trovão e a ingratidão é o raio. O trovão assusta, mas o raio mata.

A ingratidão é o espectáculo mais triste que alguém pode testemunhar. Um exemplo do que estou a dizer pode ler-se nesta fábula:

"Era uma vez um lobo glutão que ficou com um osso cruzado na garganta enquanto comia. Estando com grande dificuldade, ele rogou com mil promessas a uma cegonha que por ali passava, que lhe extraísse o osso da garganta.

Ouve – disse o lobo – Tu que tens um bico tão longo, poderias tirar-me este osso que tenho na garganta e que está a afogar-me? Por favor faz-me isso que eu recompensarei teu serviço.

Enternecida a cegonha diante dos pedidos do lobo e, confiando nas promessas dele, retirou-lhe o osso com habilidade suprema; e então, findo a operação, pediu-lhe o pagamento de seus serviços. O lobo mostrando-lhe os dentes responde:

Como és tola! Depois de ter a tua cabeça entre meus dentes, Ainda pedes prémio maior que o de perdoar-te a vida e deixar-te livre para contar que pusestes a tua vida entre meus dentes?

Diante desta insólita resposta e para evitar decepções maiores, a cegonha retirou-se sem dizer uma única palavra"


Perceberam? A ingratidão é a insensibilidade aos favores recebidos. É a amnésia do coração.

É inútil esperar o bem dos malvados, eles nunca correspondem aos favores recebidos. Por mais mel e leite que dermos às víboras, só veneno é que elas cuspirão.

Quem é que já não foi pago com ingratidão? Quem não sabe o que é a ingratidão, pouco ou quase nada fez de bem na vida. Enfim… Que diferença faz a ingratidão das pessoas? Afinal de contas, querer ajudar é querer fazer o bem sem querer receber nada em troca o ter recompensas.

É preferível criar ingratos que parar de fazer o bem. Alias, um mau pagamento só acrescenta mérito à nossa obra.

Quem ajuda às vezes irá conhecer a ingratidão mas também a emoção de ajudar e conhecer pessoas nobres e gratas.

4 comentários:

Fresquinha disse...

Colocar expectativa em atos que realizamos, visando reconhecimento de quem os recebe está frustrando muita gente.

Talvez o sentimento que avaliamos com ingratidão possa ser apenas a nossa expectativa de obter atenção, agradecimento e quem sabe um retorno dentro de nossos padrões de vida.

O valor que damos para certas atitudes, também podem definir o tamanho de nossa dor ou de nossa satisfação.

Fazer o bem ou auxiliar pessoas em dias conturbados pela sobrevivência e individualidade deve ser uma atitude como a de se escrever na areia nossa conduta e nossas acções.

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

Parece-me que não interpretas-te correctamente o que escrevi… No essencial dizes o mesmo que eu, agora a interpretação que das ao gesto de ingratidão, não comento. As pessoas têm conceitos diferentes para os diferentes gestos e isso deve ser respeitado. Obrigado na mesma pelo teu comentário.

Fresquinha disse...

Falavas de ingratidão ... respondi, falando de ingratidão. Se calhar, só te falta ler o que escrevi.

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

;)