terça-feira, novembro 14, 2006

Celia Cruz

O convívio recente com colegas da minha terra, fizeram-me lembrar de uma intérprete de Salsa, Rumba e Mambo que muito tocava nas festas que as vezes organizavámos na nossa juventude e que se chamava Célia Cruz.

Nascida no Bairro de Santo Suárez – Havana a 21 de Outubro de 1925, Úrsula Hilaria Célia Caridad Cruz Alfonso, conhecida em todo o mundo só como Célia Cruz, falécio a 16 de Julho de 2003 no seu penthouse em Fort Lee – Nova Jersey vitima de cancro.

Saiu do seu país em 1959, como integrante do grupo Sonora Matancera, nunca mais retornando, em virtude do regime de Fidel Castro.

Foi para o México, onde gravou com outros artistas como Tito Puente. E do México mudou-se para Nova York, onde passou a maior parte de sua vida e morou até o fim dela.

Foi uma das maiores intérpretes cubanas do século XX, tendo gravado mais de 50 álbuns e recebido vinte discos de ouro, herdando o título de "Rainha da Salsa".

Seu último álbum foi Regalo del Alma de 2003

2 comentários:

Xana disse...

Música cubana é da música que mais gosto. No entanto confesso que pouco conheço desta cantora. Mas vou colmatar de imediato esta lacuna

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

Já que assim é, vou procurar dar a conhecer mais músicos que conheço ;)

Ahh! E obrigado pela dica ;) Beijos