segunda-feira, maio 01, 2006

Violência Doméstica



"A Violência contra as Mulheres é talvez a mais vergonhosa violação dos direitos humanos. Não conhece fronteiras geográficas, culturais ou de riqueza. Enquanto se mantiver, não poderemos afirmar que fizemos verdadeiros progressos em direcção à igualdade, ao desenvolvimento e à paz." Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas.

- Todas as pessoas, homens mulheres e crianças podem ser vítimas de violência.

- Um grande número de actos de violência ocorre no seio da família, sendo as mulheres, as crianças e os idosos as vitimas mais frequentes de maus tratos.

- Entende-se por maus tratos qualquer forma de agressão física ou moral.

- Socos, pontapés, agressão com armas ou objectos pesados, abandono, expulsão de casa, violência sexual, são algumas das formas de maus tratos físicos.

- Os insultos e humilhações, em público e privado, as ameaças, o abandono moral, a destruição de propriedade pessoal e doméstica, são formas de maus tratos morais.

Definição de Violência Contra as Mulheres - Conselho da Europa:

"Qualquer acto, omissão ou conduta que serve para infligir sofrimentos físicos, sexuais ou mentais, directa ou indirectamente, por meio de enganos, ameaças, coacção ou qualquer outro meio, a qualquer mulher, e tendo por objectivo e como efeito intimidá-la, puni-la ou humilhá-la, ou mantê-la nos papéis estereotipados ligados ao seu sexo, ou recusar-lhe a dignidade humana, a autonomia sexual, a integridade física, mental e moral, ou abalar a sua segurança pessoal, o seu amor próprio ou a sua personalidade, ou diminuir as suas capacidades físicas ou intelectuais."

5 comentários:

Xana disse...

Este é um daqueles assuntos que nos faz perceber que vivemos num mundo muito atrasado. Parece quase impossível que existam situações destas e que seja por vezes tão difícil denunciá-las. O que passará na cabeça de quem maltrata outrém? O que podemos fazer para evitar que casos deste continuem a acontecer? Infelizmente não sei responder a nenhuma destas questões...

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

Infelizmente o pior é a existência de muita violência escondida e tolerada… Que fazer? Estou como tu Xana :(

liliana miranda disse...

são marcas profundas que se espalham pelo corpo e alma. Lamentável!
beijinhus de boa noite

Anónimo disse...

Obrigada, Vendetta ... ninguém está ao abrigo deste tipo de conduta. E por mais leis que existam (e existem), o poder instalado continua a ser maioritáriamente gerido por homens. Homens que na intimidade das suas famílias continuam, eles também, a usar essa vantagem - sobretudo a física - para permanecerem numa suposta superioridade. Pena é que mudar culturas seja um processo demasiado lento e muitas mulheres acabem por perecer, esmagadas pelo punho de quem se amou profundamente e se esqueceu do nosso direito de sermos amadas e respeitadas. Continua-se impunemente a fechar os olhos à violência psicológica, por exemplo, porque ela não oferece testemunho. Não se vê. Para mim, é uma das piores formas de violência. A que falta mostrar em video.

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

Lembrança, Sem sombra de dúvida que a violência psicológica é talvez das piores. A “tal” violência escondida que falava, à que pode originar danos irreparáveis e até pode levar à morte pelo desgaste e não só…