Imagem de Clicko
Na grande República das bananas chamada Portugal, ao que parece, até as bananas estão em crise e os seus Macacos mais ilustres (e não só) cada vez mais andam à deriva…
Reconheço que nunca morri de amores pela capital, mas nos últimos tempos, esse sentimento agravou-se devido a minha estadia “forçada” numa capital cada vez mais centralizada e esquecida. Centralizada porque estupidamente tudo é forçado a passar por lá e esquecida porque o umbigo da capital é tão grande que a impede de ver além da zona demarcada como Grande Lisboa…
Os grandes Macacos da Câmara Lisboeta tanto andaram as cabeçadas que acabaram por rachar a cabeça e estragar as bananas, fazendo com que novamente Portugueses, Bananas e Macacos sejam chamados para eleger um novo Presidente (ou Macaco) que leve a bom porto (ou afunde ainda mais) uma Câmara que deveria ser exemplo para o resto do pais (ou República de bananas).
Para começar, a Câmara de Lisboa têm uma dívida de 1261 milhões de euros! Uma verba obscena se comparada com os 1047 milhões de euros, dívida das 14 autarquias do Grande Porto. Não é de admirar o silêncio do governo (e do seu ilustre Engenheiro) nesse campo...
Por outro lado foi inaugurado um troço de metro da margem sul, com alguma pompa e que custa 15000 euros dia para transportar quase ninguém…
Foram anunciados também apoios públicos à requalificação e promoção de novos pólos e produtos turísticos; dinheiro a ser gasto de 2007 a 2009 e limitado as regiões de Lisboa, Costa de Estoril, Madeira e o famoso “Allgarve”, regiões onde não falta turismo e que estão no topo da riqueza nacional.
Regiões como o Douro, com enorme potencial para o turismo de qualidade, não merecem prioridade dos grandes Macacos.
E poderia estar aqui mais tempo a exemplificar porque Portugal, que poderia ser um grande pais, não passa de uma mera República das Bananas.
Os Portugueses podem estar distraídos, mas não são estúpidos. Como diz o refrão: Água mole em pedra dura, tanto bate que até fura, e quando isso acontecer (e espero que não falte muito), virão tempos difíceis para os Macacos e as suas Bananas!