quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Os 10 cursos superiores que NÃO deves tirar



Com base nos dados constantes no site da Fórum Estudante, e que resultam do tratamento da informação colocada pelas instituições de ensino superior naquela plataforma online, criou-se um ranking dos cursos com mais saída, até aos que têm menos. Os dados apresentados referem-se a 2011. Veja aqui algumas das licenciaturas que menos saída profissional têm.

1. Filosofia. Por muito atrativo que seja estudar o pensamento de Aristóteles, Sócrates ou Platão, a verdade é que as saídas profissionais para os licenciados em Filosofia são cada vez mais estreitas. A ideia (errada) de que se trata de uma disciplina perfeitamente dispensável nos dias que correm afasta-a das preferências de muitos alunos. A taxa de empregabilidade entre os licenciados da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nesta área está pouco acima dos 16%.

2. Radiologia. Os cortes na saúde não são boa notícias para que escolheu Radiologia como via profissional. É que este é um dos cursos com mais alta taxa de desemprego pós-licenciatura. No curso do Instituto Politécnico de Coimbra, apenas 30% dos estudantes que terminaram o curso conseguiram colocação no mercado de trabalho.

3. Relações Internacionais. Foi um curso muito popular durante os anos de 1990. A plena integração europeia e a internacionalização e globalização económica deram asas à licenciatura. Mas os tempos de ouro já lá vão há muito. Atualmente, o desemprego atinge cerca de 50% dos licenciados que tiram este curso na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

4. Ciências da Comunicação. Os cursos de comunicação social foram-se multiplicando à mesma velocidade que o mercado se ia contraindo e muitas publicações fechavam portas. O programa acabou por se ir alargando às assessorias mediáticas, permitindo mais algumas saídas profissionais. Mas, nos dias que correm, é uma escolha de alto risco, com altíssimas taxas de desemprego. No curso disponível na Escola Superior de Viseu, por exemplo, apenas 52% dos licenciados conseguiu começar a trabalhar. Mas desde então, o mercado estreitou-se ainda mais.

5. História. Um dia vai ser preciso alguém para contar toda a história dos tempos conturbados que se vivem em Portugal. Mas atualmente, tirar o curso de História é um passo de gigante para o desemprego. Pelo menos para quem quiser exercer a atividade. A vertente do ensino está praticamente fechada e a investigação apresenta idênticas dificuldades de acesso. Aproximadamente metade (55%) dos formados em História pela Universidade de Lisboa não conseguem trabalho na área.

6. Psicologia. Aqui está outra licenciatura que, eventualmente, poderá ainda vir a ser muito útil aos portugueses. No entanto, a realidade atual é de que se trata de um curso com cada vez menos saída profissional, com altas taxas de desemprego entre os licenciados. No Instituto Superior da Maia, por exemplo, apenas 31% dos licenciados entrou no mercado de trabalho.

7. Bioquímica. A Bioquímica, anteriormente chamada de química biológica ou fisiológica, é uma ciência interdisciplinar que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. É voltada principalmente para o estudo e tecnologia da estrutura e função de componentes celulares. Mas não tem muita saída. A taxa de sucesso dos licenciados em Bioquímica na Universidade Nova de Lisboa anda pelos 15,3%.

8. Línguas e Literaturas. Nem com o novo Acordo Ortográfico o curso de Línguas e Literaturas consegue ter mais saídas profissionais. Uma vez mais, a vertente ensino está completamente esgotada e a única hipótese para quem é formado nesta área parece ser mesmo sair da «zona de conforto». É que na Universidade de Lisboa, a título de exemplo, apenas 25% dos licenciados nesta área conseguiu emprego.

9. Estudos Europeus. É verdade que nunca se falou tanto de Europa como atualmente, mas a verdade é que esta é uma licenciatura com pouquíssimas hipóteses de saída profissional. Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a taxa de licenciados nesta área a conseguir emprego era de 18%…

10. Ciências Bioanalíticas. É o curso com menos possibilidades de saída profissional. Tem competências multidisciplinares com aplicação em áreas analíticas e pré-clínicas de controlo da qualidade alimentar, ambiental, agro-ambiental, de produtos farmacêuticos e cosméticos, de águas, efluentes e solos, bem como de análises químico-biológicas de aplicação ao diagnóstico clínico e toxicológico. Só existe da Universidade de Coimbra e a taxa de empregabilidade em 2011 era de apenas 15%.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Desejo


Eu nunca soube dizer,
O que sempre tive vontade de falar,
E eu não sei porque,
Nem consigo acreditar,
Que é só com você,
Que no momento eu desejo estar.
Mauro Mesquita

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Defeitos


Procuro em ti defeitos,
Pois qualidades, não preciso procurar.
Tendo defeitos saberei que és real,
Sendo assim poderei amar-te!
Mauro Mesquita

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

A Mentira


Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cómodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: «Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte». Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer diretamente: quero isto, fiz aquilo, e outras coisas parecidas; portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então maneja a mentira com a mesma naturalidade e diz, involuntariamente, sempre aquilo que corresponde ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, portanto, ela mente com toda a inocência.
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

José Afonso recordado por projeto Zeca Sempre

Olavo Bilac, Nuno Guerreiro e Tozé Santos são membros do grupo Zeca Sempre.
Chama-se O que Faz Falta o disco de versões de José Afonso, lançado este mês pelo grupo Zeca Sempre.

Deste projeto, que pretende revestir as canções do músico português de "uma linguagem musical ainda mais próxima das sonoridades de hoje", fazem parte Olavo Bilac (Santos & Pecadores), Nuno Guerreiro (Ala dos Namorados), Tozé Santos (Perfume) e Vítor Silva.

Zeca Afonso Sempre!


Fonte Blitz

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Oportunidade


Só escrevi porque tu não me destes oportunidade de falar,
Mas têm em conta que o tempo é amigo do amor e,
Se depender dele, oportunidade não vai faltar.
Mauro Mesquita

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Poética


De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.
Vinícius de Moraes

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

O que eu posso fazer?


Há tanta coisa que eu consigo aguentar
E eu apenas estou a deixar
Que as coisas aconteçam...
E quem sabe se eu acabo
Por sentir-me melhor
Se eu não tentar
Se eu não esperar…

Talvez não tenha
Mais nada para dizer
E de uma forma engraçada
Eu estou calmo
Porque o poder não é meu
E eu apenas estou a deixar
Que as coisas aconteçam...

Sem mais espera
Sem mais dor
Sem mais brigas
Sem mais tentativas...

O que eu posso fazer?

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Só de mim


"Tu não sabes quem eu sou, mas eu sei quem tu és... e só preciso de um minuto da tua atenção.

Quero dizer-te que espero que saibas a sorte que tens. O quanto eu gostaria de estar na tua pele. Poder estar na mesma cama que ela todas as manhãs. Ajudá-la a acordar da má disposição matinal.

Espero que saibas que ela só vai falar contigo depois de lavar os dentes. Não é por mal... é por medo de perder o encanto aos teus olhos. Que a consideres um ser humano comum.
Espero que saibas que ela gosta de aproveitar cada raio de sol, e que o café a deixa mal disposta.

Que escolhe a roupa que vai vestir na noite anterior, só para poder ter mais cinco minutos de sono pela manhã. Que o despertador toca cinquenta vezes até que se levante, e que mesmo assim, consegue chegar a horas.

Quero também que saibas que adora histórias do fantástico. Mas não de terror! Que é capaz de saber o nome de todas as personagens de um livro antigo, mas que não se vai esforçar para decorar à primeira os nomes de todos os teus amigos...
Porque ela... ela é que sabe de si.

Tu nunca serás uma sorte para ela. Sorte é poderes tê-la na tua vida.
Sabes?
Ela não é romântica por natureza, mas uma demonstração espontânea da tua parte vai fazê-la fraquejar. Porque ela é segura e doce ao mesmo tempo.

Ela não sabe cozinhar, mas vai esforçar-se para fazer o teu prato preferido. E se estiver mau, vai rir-se do falhanço, em vez de corar.

E quando ela ri... eu tenho vontade de chorar. Não de tristeza, mas porque cada gargalhada é uma nota musical que toca ao coração e faz querer dançar.

Espero que pares de fazer o que gostas e que por vezes tenhas tempo para ouvir sobre o seu dia e sobre cada pequena conquista. Que atures os seus devaneios artísticos e o tempo que perde a colorir livros infantis quando quer ter tempo para si.

Quero que saibas que eu gostava de estar desse lado, a aturar o seu mau humor e a vê-lo mudar depois do primeiro copo de vinho.
Queria poder apreciar as suas unhas que estão mais tempo de verniz estalado que de verniz perfeito... mas que cada forma de vermelho tem uma história que ela construiu com as próprias mãos.

Gostava de me ter apaixonado por ela no primeiro dia que a vi, e não no segundo. Porque cada dia com ela é a certeza de que somos amados. Porque ela é sedução e alegria num só. Porque consegue o que quer com o poder do sorriso e a força do olhar. Seria um tolo se não soubesse que tem olhos castanhos e que adora a cor verde.
Quero que saibas que ela é tudo o que quero e nunca soube que tive.

Aprende que a arritmia que sentes com ela é normal! E que a falta dela é um vazio igual à morte.
Espero que sejas tudo o que eu nunca fui.
Espero que a trates bem.
Porque se lhe partires o coração vais perdê-la para sempre.
Pudesse eu ter lido o futuro..."
Direitos Autorais Reservados á:
Actor: Diogo Lopes
Escrito por: Ana Luisa Bairos, Joana Pacheco
Texto revisto por: Margarida Vaqueiro Lopes
Operadores de câmara: Ana Luisa Bairos, Duarte Domingos
Pós-produção vídeo: Ana Luisa Bairos
Pós-produção áudio: Alexandre Pereira
Música original: Alexandre Pereira
Realização: Ana Luisa Bairos
Agradecimentos especiais: Eva Barros, Isa Pinheiro

São Valentim


São Valentim (ou Valentinus em latim) é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.

Feliz dia dos Namorados ;)

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Sempre ao teu lado


Meu passado passa frente aos meus olhos
E a todo momento tu apareces
Porque tu sempre esperaste
Para também poder jogar…

Mas, quando o teu nome foi chamado,
Tu encontras-te um lugar para te esconder
Sabendo que eu estive
Sempre ao teu lado

No início,
Tudo foi mais fácil
Tudo foi tão doce e inocente
Mas teus anjos e demónios retornaram…

Para atrás ficou todos os traços
Da pessoa que eu pensei que serias
Deixando-me sem caminhos
Deixando-me com tantas perguntas…

Há algum lugar longe daqui,
Um lugar onde tudo faz sentido?
Que seja fácil de recomeçar com aqueles
Que abracei com tanto carinho?

Ou serei deixado de lado perguntando-me,
Ficarei sozinho, para sempre?
Não é assim que isso deveria ser
Não, não é assim que isso deveria ser…

Se dizem que o amor está no ar,
Será que isso é assim tão simples?
Como deixar-te por perto,
E fazer com que isso dure?

E se as borboletas são livres para voar,
Então porque elas voam em partida?
Deixando-me de lado para seguir em frente
E fazendo com que me pergunte apesar de tudo
Porque eu continuo sempre ao teu lado?

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

A Caixinha Dourada


Há algum tempo atrás, um homem castigou a sua filha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de presente dourado. O dinheiro era pouco naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina a embrulhar uma caixinha com aquele papel dourado e a colocá-la debaixo da árvore de Natal. Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menina levou o presente ao seu pai e disse: "Isto é para ti, Papá!"

Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reacção, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia. Gritou e disse: "Tu não sabes que quando se dá um presente a alguém, coloca-se alguma coisa dentro da caixa?"

A menina olhou para cima, com lágrimas nos olhos, e disse: "Oh Papá, não está vazia. Eu soprei beijinhos para dentro da caixa. Todos para ti, Papá".
O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou-lhe que lhe perdoasse.

Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado da sua cama por anos e, sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, pegava na caixa e tirava um beijo imaginário, recordando o amor que a sua filha ali tinha colocado.
De uma forma simples, mas sensível, cada um de nós tem recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos dos nossos pais, filhos, irmãos e amigos...

Ninguém tem uma propriedade ou posse mais bonita que esta.

BOM FIM-DE-SEMANA!

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Inocência perdida


Não posso reviver minha vida
Não posso voltar atrás na vida
Não posso desfazer o que foi feito
Não há volta a dar…

Fui atrás de um sonho
Não pensando nas consequências
Mas as ilusões desapareceram
Encontrando minha inocência perdida

Alguns dizem que são lições aprendidas
Outros dizem que é simplesmente a vida
Eu digo que são escolhas feitas
Distinguindo o certo do errado

Não há como saber
Toda a dor que este mundo pode oferecer
Sinto falta da minha inocência
Sinto falta de ser inocente…

Posso ser puro novamente
Apesar da minha inocência perdida
Encontrando uma nova esperança
Mesmo que tenha encontrado minha inocência perdida

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Por um momento

Estou com 17 por um momento
Ando entre 0 e 20
E estou apenas sonhando
Contando os caminhos para onde estas…

Estou com 26 por um momento
E ela sente-se melhor do que nunca
E nós estamos bem
Pensando no futuro…

Estou com 32 por um momento
Já sou homem
Uma criança no caminho
Uma família na minha mente…

Estou com 35 por um momento
E o céu está alto
Entrando em uma crise
Perseguindo os anos de minha vida…

Estou com 45 por um momento
E ela é um sonho tornado realidade
E envolvendo-nos em chamas
Voltamos do céu…

46 Ainda é tempo…
Tempo para comprar, tempo para perder
E dentro de uma estrela da manhã
Estou tão bem contigo…

46! Há desejo melhor que este?
Quando ainda temos tantos anos para viver
Quase metade do tempo foi-se
E é tempo de aproveitar!

45 Foi-se
E o céu está alto
Estamos mudando
E estou apenas sonhando…

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Dois lados


Por caminhos subterrâneos andas.
Descobrir segredos,
Desvendar enigmas queres...
Revoltas-te com a opressão
Mas gostas de oprimir.
Não aceitas autoridade,
Mas és autoritário.
Não aceitas conselhos.
Não acreditas na lealdade.
Adoras dizer não!
Possessivo.
Ciumento.
Orgulhoso.
Vingativo.
Egoísta.
Quem eres?

Detestas opressão sendo opressor?
Detestas autoritarismo sendo autoritário?

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Ingratidão


Ter um filho ingrato é mais doloroso do que a mordida de uma serpente!
 William Shakespeare

ROSA DO MUNDO


Rosa. Rosa do mundo.
Queimada.
Suja de tanta palavra.

Primeiro orvalho sobre o rosto.
Que foi pétala
a pétala lenço de soluços.

Obscena rosa. Repartida.
Amada.
Boca ferida, sopro de ninguém.

Quase nada.
Eugénio de Andrade

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Espelho na parede


Espelho na parede
Aqui estamos nós de novo
Pelos meus altos e baixos
Tu foste meu único amigo
Tu disseste-me que não iam
Entender o homem que eu sou
Então por que estamos aqui
Falando um com o outro de novo?

Olhando para mim agora
Posso ver meu passado
Vejo os olhos do meu Pai,
Vejo o sorriso da minha Mãe,
Vejo a diferença,
Vejo a mensagem
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara

Espelho na parede
Aqui estamos nós de novo
Pelos meus altos e baixos
Tu foste meu único amigo
Se eu desta vez consegui
Derrubar as paredes
Então por que estamos aqui
Falando um com o outro de novo?

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Como podemos mudar o mundo?


Existem pessoas com bondade e boas intenções que querem mudar o mundo.

Mas muitas delas não sabem por onde começar...

Uma boa forma de o fazer e que é fácil para começar a mudar o mundo é:

Com um acto aleatório de bondade de cada vez!

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

CANTO Á CRIANÇA!


Ao ver a luz do dia
Uma criança chora.
Talvez de alegria.
Mas ela não demora
Porque o sofrimento,
A persegue e alcança.
E da fome o tormento
Faz chorar a criança.

Este canto que canto,
Ode de esperança
Duma alma sentida.
Ao amor ao encanto
Duma pura criança
Despontado p'ra vida!

Errando pelas ruas.
O corpo maltratado,
Pobres e quase nuas,
Quem será o culpado?
Ó homem tu que geras
A vida de um novo ser,
Porque através das eras
Fazes teus filhos sofrer?

Este canto que canto,
Ode de esperança
Duma alma sentida.
Ao amor ao encanto
Duma pura criança
Despontado p'ra vida!

Humano poderoso
Que dominas na terra
Teu proceder odioso
Está virado p'ra guerra.
O mundo está em terror
Morte pula e avança,
Já não tem nenhum valor
A vida da criança.

Este canto que canto,
Ode de esperança
Duma alma sentida.
Ao amor ao encanto
Duma pura criança
Despontado p'ra vida!

Despertem ó homens bons
Que'ste mundo ainda tem,
Dêem á vida outros tons
Troquem o mal pelo bem.
Lutar com esperança
Não é esperança vã.
Tratem bem a criança
O homem de amanhã!

Este canto que canto,
Ode de esperança
Duma alma sentida,
Ao amor ao encanto
Duma pura criança
Despontado p'ra vida
Victor Alexandre